========== MAIN ========== -->

Saiba como surgem as cores das penas das aves

02 Jun, 2021
Saiba como surgem as cores das penas das aves

Existem mais de 10.000 espécies de aves ao redor do mundo e muitas delas são conhecidas por esbanjarem uma combinação de cores vibrantes, que podem ser vistas de longe.

Temos certeza que você já se encantou com seu colorido, não é? Mas você já se perguntou como essas cores incríveis surgem?

De maneira resumida, podemos dizer que a coloração das aves é o resultado de dois fatores: a existência dos pigmentos, que são substâncias coloridas, e a refração de luz causada pela estrutura da pena.

Quando a pigmentação e a incidência de luz se combinam, podemos dizer que a verdadeira “magia” acontece!

Os pigmentos que afetam as cores das aves são a melanina, os carotenóides e as porfirinas, que dão vida aos tons de marrom-avermelhado, marrom, amarelo fosco e preto, além de tons amarelos, vermelhos, laranjas e verdes.

Os verdes de alguns papagaios, por exemplo, são o resultado dos pigmentos amarelos que acabam cobrindo a característica refletora azul das penas. Já o azul surge na presença de cavidades cheias de ar dentro da queratina na estrutura da pena.

A melanina atua em mais do que apenas a coloração: aves que contam com esse pigmento possuem penas mais fortes e resistentes ao desgaste do que as penas sem melanina. Além disso, as penas sem pigmentação são consideradas as mais fracas de todas.

As porfirinas costumam ser produzidas pelas aves, mas os carotenóides são encontrados nas matérias vegetais, como nas plantas e frutos, por isso afirma-se que as cores também são dependentes da alimentação.

Outro fato muito interessante é que os pesquisadores afirmam que as aves enxergam melhor as cores do que os humanos, pois possuem quatro tipos de receptores sensíveis à cor, enquanto nós possuímos apenas três.

Imagine quanta beleza as aves enxergam no mundo, dia após dia!