========== MAIN ========== -->

Aves sentem frio? Saiba mais sobre o assunto

29 Jul, 2021
Aves sentem frio? Saiba mais sobre o assunto

Com a chegada das temperaturas cada vez mais baixas no Brasil, é preciso ficar atento ao comportamento e bem-estar de seus bichinhos, especialmente das aves. Muitas pessoas não sabem, mas a verdade é que elas também sentem frio!

Apesar de sentirem o frio e o calor de uma forma similar à nossa, as aves possuem temperaturas mais altas, portanto estão mais suscetíveis aos climas mais severos, ficando vulneráveis à possíveis doenças que podem ser preocupantes, como os problemas respiratórios.

Espécies domésticas como Calopsitas e Periquitos, por exemplo, estão entre as mais sensíveis durante esse período de frio.

Você provavelmente costuma se agasalhar mais nessa época, não é? Bem, como sua ave não é capaz de fazer o mesmo, é necessário adaptar o ambiente e a rotina dela para protegê-la corretamente.

Confira algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença durante esta época:

A primeira coisa a ser feita é deixar a gaiola da sua ave em um ambiente fechado, longe das correntes de ar e temperaturas mais baixas que podem vir a ser prejudiciais para a saúde dela. Lembre-se de utilizar uma capa para proteção ou até mesmo uma toalha nas gaiolas menores ou uma lona nos viveiros durante as noites. E não se esqueça de tranquilizar sua ave até que ela se acostume com sua nova localização e cobertura.

Na verdade, durante os dias mais frios, evite deixar sua ave por muito tempo do lado de fora, onde o ar está muito gelado ou onde exista vento – se puder deixá-la tomar um belo banho de sol no período da manhã, mesmo que seja por apenas alguns minutos por dia, verá como o ânimo e a disposição dela irão aumentar.

Outro ponto importante a ser considerado é a alimentação. Durante os dias frios, as aves precisam comer mais para se manterem aquecidas, pois gastam muito mais energia do que costumam em dias com temperaturas mais elevadas. Portanto, preste atenção à alimentação da sua ave para ajudá-la a repor essa energia durante o inverno.

Alguns donos podem optar por uma bolsa de água quente próxima à gaiola ou até mesmo um aquecedor no ambiente, mas não se esqueça de pedir orientação para seu veterinário de confiança para evitar qualquer tipo de problema.

Se notar qualquer mudança no comportamento da sua ave, não hesite em buscar ajuda profissional, combinado?