========== MAIN ========== -->

Setembro: Mês que marca o início da Primavera e do Período Reprodutivo de muitas Aves

02 Sep, 2021
Setembro: Mês que marca o início da Primavera e do Período Reprodutivo de muitas Aves

Não é à toa que a estação mais florida do ano pode ser interpretada como um tempo de renovação e renascimento. Vários sinais são facilmente percebidos na natureza, que reage ao fim da seca e ao aumento das chuvas, da temperatura, umidade e também da luminosidade.

Mas você sabia que a chegada da primavera também marca o início do período reprodutivo de muitas aves? Também é a melhor época para encontrarmos espécies migratórias que estão se afastando de locais onde as temperaturas estão mais baixas.

Isso ocorre porque depois de passarem por um período mais seco, elas finalmente podem voltar a desfrutar de uma maior quantidade de flores e ofertas de alimentos, já que a primavera influencia na presença de mais insetos, frutos e árvores que favorecem sua reprodução. Além disso, as aves também podem contar com a volta das chuvas e uma temporada longa de amadurecimento, antes da chegada do inverno.

Os observadores de aves podem prestar atenção à alguns sinais característicos da época, para saber quando as aves começarão a se reproduzir. Vale a pena ressaltar aqui, que durante o período reprodutivo, é importante evitar o uso de playbacks para atrair as aves, pois isto pode atrapalhar a nidificação, o acasalamento e a defesa dos ninhos. Assim como deve-se manter uma distância segura dos ninhos durante a prática do “Birdwatching”.

Dentre estes sinais característicos, podemos destacar certos comportamentos, como a agressividade dos machos contra intrusos, especialmente depois de reivindicarem o território para a construção dos ninhos. O aparecimento de uma plumagem de reprodução, voos de exibição elaborados e até mesmo um aumento do canto dos pássaros para atrair parceiros e defender o território também são percebidos com mais clareza.

É incrível como tudo na natureza se conecta tão bem, não é?