========== MAIN ========== -->

Confira o que fazem algumas fêmeas de beija flor para evitar a agressão dos machos

30 Sep, 2021
Confira o que fazem algumas 
fêmeas de beija flor para evitar 
a agressão dos machos

Muitas pessoas já sabem que pássaros normalmente exibem características diferentes de acordo com o sexo, não é mesmo?

Conhecido como dimorfismo, a grande maioria das espécies de aves possuem essas diferenças bastante evidentes. Ou seja, machos e fêmeas têm diferenças anatômicas e ornamentais. Um dos exemplos mais comum é o pavão, já que apenas os indivíduos machos apresentam aquela cauda colorida e esvoaçante.

Mas a espécie latina de Beija-flor azul (Florisuga mellivora) descobriu um meio muito inteligente de lidar com as diferenças para não sofrer agressões dos machos e poder obter vantagens durante a alimentação.

Nestas aves, os machos têm uma coloração vibrante azul, enquanto as fêmeas têm cores mais discretas. Contudo, pesquisadores descobriram que as fêmeas mais jovens, em idade não-reprodutiva, possuem cores que imitam as dos machos adultos. Já em idade reprodutiva, em média 20% das fêmeas mantém a coloração para o resto da vida, conforme pesquisas.

Após observações dessas aves em flores e alimentadores, os autores concluíram que os machos agrediam e atacavam muito mais as fêmeas com cores mais discretas, competindo pelo alimento. Já as fêmeas juvenis e adultas que imitavam a coloração dos machos acabavam sendo menos perseguidas e conseguiam se alimentar com mais frequência e por mais tempo.

Ou seja, cores mais vibrantes, em geral nos machos, acabam aumentando a chance de reprodução. Basicamente, as fêmeas selecionam um parceiro para acasalar de acordo com essas características.

Todavia, a imitação que as fêmeas deste beija-flor fazem não têm qualquer relação com a seleção sexual, já que a maioria delas nem sequer entrou em fase reprodutiva. Assim, os autores caracterizam o evento como uma “seleção social não-sexual”.

Vale ressaltar que não se sabe como as fêmeas adquirem essa característica, seja por fatores ambientais ou genéticos. O fato é que um beija-flor precisa de muita energia para se manter vivo. Assim, uma fêmea que tenha tal vantagem para alimentação pode ter mais benefícios do que pela reprodução... Prioridades rsrs.