========== MAIN ========== -->

Confira cinco aves que não voam

07 Oct, 2021
Confira cinco aves que não voam

Algumas espécies de aves evoluíram deixando para trás a sua capacidade de voar, por diferentes razões adaptativas. Estamos falando de aves muito diferentes entre si, de diversos tamanhos e origens, que tem em comum apenas o fato de não voar.

Todas as espécies de aves não voadoras que existem hoje, descendem de aves ancestrais que tinham a capacidade de se deslocar pelo ar. Algumas causas como a sobrevivência, estimularam a adaptação dessas aves a desenvolver as características que apresentam atualmente.

O voo se tornou uma atividade pouco frequente que envolvia um alto gasto calórico e acabou se tornando desnecessário já que nem predadores havia para motivar essa atividade.

Isso explica porque várias dessas espécies são endêmicas de ilhas afastadas das terras continentais, nas quais não chegavam espécies de animais predadores.

Estima-se que essa condição, de deixar de voar, tenha acontecido dentro dos limites da época Cretácea.

O primeiro e mais conhecido de nossa lista é o Pinguim. Encontrado principalmente no hemisfério norte, não voa, mas é um excelente nadador.

O segundo de nossa lista é o Emu. Encontrado na Austrália, possui um pescoço longo, asas pequenas e pés com apenas 3 dedos. Isso o torna um excelente corredor.

O terceiro de nossa lista é o Kiwi. Encontrado na Nova Zelândia, essa ave é pequena como uma galinha. Suas asas são tão pequenas que mal se podem ver, pois ficam ocultas sob as plumas. São aves tímidas de hábito noturno.

O quarto de nossa lista é o Casuar. Estão distribuídos pela Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Apresentam uma coloração azul ou vermelha no pescoço. Se alimentam de insetos, pequenos animais e frutos que pegam no solo.

E o último de nossa lista é o quase extinto Marreco de Campbell. Encontrado nas Ilhas Campbell, território ao sul da Nova Zelândia. A espécie está em perigo crítico de extinção devido a fenômenos naturais que afetam a ilha e à introdução de outras espécies em seu habitat natural e por isso, estima-se que restem apenas entre 100 e 200 indivíduos.