========== MAIN ========== -->

Você já ouviu falar do Corujão-Orelhudo, a maior coruja do Brasil?

14 Oct, 2021
Você já ouviu falar
do Corujão-Orelhudo,
a maior coruja 
do Brasil?

Vocês sabiam que a maior coruja é brasileira? E é desconhecida pela maioria das pessoas, mesmo vivendo em diversas regiões do país?

Este é o caso da Coruja Jacurutu (Bubo Virginianus), conhecida também como “Corujão-Orelhudo”. Essa espécie pode atingir até 60cm de comprimento e possui tufos de penas em sua cabeça, que parecem “orelhas”. Ela é considerada a espécie com maior distribuição nas Américas, marcando presença desde o Alasca até o extremo Sul da América do Sul, e ainda existem 15 subespécies conhecidas!

Além das “orelhas”, outra característica que chama atenção são suas fortes e poderosas garras. Mas não se preocupe! Apesar do tamanho, que pode ser intimidador, ela é bem discreta e costuma passar seus dias tranquilamente, sem ser notada.

Isso é possível graças aos tons variados de marrom e acinzentado de suas penas, que permitem uma melhor camuflagem entre as árvores. Ela costuma descansar durante o dia se camuflando entre árvores e arbustos, e também em reentrâncias de penhascos, rochas ou até mesmo em rachaduras de grandes troncos.

Considerada o maior rapinante noturno do Brasil, ela torna-se ativa após o crepúsculo, mas pode estar em alerta já no final da tarde ou início da manhã, dependendo da região em que ela estiver.

Seu canto é extremamente marcante, garantindo também o apelido de “João-Curutu”. De acordo com algumas pessoas, esse canto parece um nome que ela vocaliza. Curioso, não é?

Símbolo de inteligência, astúcia e sensibilidade, vale lembrar sempre da importância das corujas para o equilíbrio ambiental do nosso ecossistema, pois como todo predador, ela mantém sob controle, por exemplo, os roedores.

Que todos nós possamos ser sábios como as corujas, essa espécie impressionante e essencial para nossa biodiversidade!