========== MAIN ========== -->

Conheça um pouco mais sobre os Tucanos existentes no Brasil

21 Oct, 2021
Conheça um pouco mais sobre os Tucanos existentes no Brasil

Hoje, no Brasil, contamos com 4 espécies de Tucanos e muitas outras de Araçaris, seus irmãos menores, que falaremos numa próxima conversa.

Os Tucanos possuem enormes bicos e são multicoloridos. Estas são as principais características deste grupo, que por serem bem evidentes e chamativas, nos permitem saber que estamos diante de um exemplar, mesmo olhando de longe.

As cores destas belíssimas aves não são somente um capricho estético. Como tudo na natureza, seu colorido tem uma razão de ser. As tonalidades chamativas, desde as penas até o bico, ajudam a coagir outros animais pela estranheza e a afastar os predadores. Sendo assim, até mesmo o Tucano-de-bico-preto, tem a cor vermelha no interior de seu bico.

Os Tucanos são, basicamente, apreciadores de frutos e sementes, porém também comem insetos, além de pequenas aves e animais, especialmente durante seu período reprodutivo. Seus principais predadores são os macacos e gaviões, mas também sofrem enormemente com o desmatamento dos seus habitats naturais.

Uma característica curiosa dos Tucanos é que eles fazem, através do bico, a regulação da sua temperatura corporal. Em um ritmo espantoso, esta ave pode alterar sua temperatura em até 10 graus Celsius, para mais ou para menos. Devido à rica vascularização que o bico possui, o Tucano consegue enviar, em dias quentes, o sangue para o local para diminuir sua temperatura corporal, e também pode fazer o inverso, em casos de dias frios.

Confira abaixo as espécies de Tucano que encontramos no Brasil:

O mais conhecido deles é o Tucano-toco (Ramphastos toco), também chamado de Tucanuçu. Ele é o maior representante da família dos Tucanos. Seu bico pode chegar a 22 centímetros. Vive em todo o Brasil Central e partes da Amazônia.

Tucano-de-peito-branco (Ramphastos tucanus). Conhecido também por pia-pouco, quirina e tucano-cachorrinho, por causa da sua vocalização característica que lembra um latido de cachorro. Encontrado nas Guianas, norte do Pará, Amapá, Marajó, leste do Pará, ao sul do Rio Amazonas até o lado leste do rio Tocantins; atinge ainda o litoral do Maranhão.

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), também conhecido por tucano-de-peito-amarelo, canjo (em Mato Grosso) e tucano-pacova. Seu habitat são as florestas tropicais e pode ser encontrado em toda faixa litorânea que vai do Pará a Santa Catarina, no Brasil. Seu bico pode medir até 12cm. Seus dedos são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua é comprida e fina.

O Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) ou verde-faturado é uma espécie de tucano nativa do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. O Tucano-de-bico-verde é encontrado nas regiões sul e sudeste do Brasil, bem como no sul do estado de Goiás (embora seja bem raro nessa região). Das 4 espécies brasileiras, é a que mais avança ao sul do país.