========== MAIN ========== -->

Shoebill: a Cegonha-bico-de-sapato que parece ter saído de um filme

11 Nov, 2021
Shoebill: a Cegonha-bico-de-sapato que parece ter saído de um filme

Uma ave diferente e bastante peculiar, a Cegonha-bico-de-sapato parece ter saído de algum filme de fantasia, mas na verdade ela é real. Ela é uma daquelas aves que poucos conhecem e muitos ainda duvidam de sua existência.

O nome cientifico dessa ave é ‘Balaeniceps rex’, ou Shoebill, como também são chamados.

Shoebill ou Cegonha-bico-de-sapato, é um parente vivo dos dinossauros. Sua história de sobrevivência e luta para se manter viva envolve guerra e sofrimento. Como aponta a matéria do History Collection, a Cegonha-bico-de-sapato era uma das espécies que viveu no famoso Zoológico de Berlim, região que foi constantemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Após a invasão do exército vermelho, pouco sobrou do Zoológico, e Shoebill foi uma das poucas espécies que sobreviveram, graças a uma cuidadora que a levou para casa e cuidou dela até o final da guerra.

Fonte: AH Aventuras na História

Medindo entre 1,10m e 1,40m de altura, a Shoebill pode pesar até 7 quilos e a distância entre as pontas de suas asas, quando abertas, pode atingir dois metros de comprimento!

É uma ave caçadora, como as cegonhas, porém de uma maneira diferente. Shoebill caça pacientemente, ficando imóvel por horas. Seu bico, em formato de sapato, com o próprio nome diz, possui uma espécie de gancho na ponta que ajuda a prender com força sua presa, em grande parte, peixes e rãs.

Shoebill é um animal sedentário, que se movimenta apenas quando necessário e raramente voa. Mas quando o faz, chega a bater as asas 150 vezes por minuto! Por este motivo, é considerada uma das aves mais lentas do mundo, quando comparada à outras de mesmo porte.

Atualmente, esta espécie habita as regiões pantanosas no leste tropical da África, em áreas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia. Sua população, em 2002, segundo a Agência Ambiental Pick-upau, era estimada entre 5.000 e 8.000 indivíduos, mas apenas 5.300 seriam capazes de se reproduzirem. Por serem aves bastante tímidas, muitas vezes elas se espantam com a presença humana e fogem do local onde estão seus ovos. Sendo assim, a Agência BirdLife International e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) consideram a situação da ave como vulnerável.

A ação humana é o maior problema para elas. As regiões pantanosas onde vivem têm sido transformadas em áreas agropecuárias. Os pântanos são drenados e há um excessivo descarte de agrotóxicos. Sem mencionar a presença do gado que caminha pela região, pisoteando os ovos que estão nos ninhos. E claro, há também a caça ilegal: por ser uma ave exótica, seu valor pode chegar a até 37mil reais no mercado negro.

Na Zâmbia, uma equipe de 12 pescadores luta pela preservação da espécie, monitorando as aves adultas e, principalmente, a população em seu período reprodutivo, impedindo que caçadores, humanos e animais, se aproveitem da fragilidade do Shoebill.

Segundo a Pick-upau, desde que o programa foi implantado, em 2012, 25 filhotes, de 21 ninhos diferentes, tiveram sucesso. Além do mais, seis filhotes que foram roubados, acabaram sendo recuperados. O programa vem se expandindo com o passar dos anos, devido a sua eficiência e sucesso.

Quem sabe, no futuro, a Shoebill deixe de ser uma ave pitoresca e se torne mais comum e numerosa em suas regiões de origem?