========== MAIN ========== -->

Coruja gigante é vista pela primeira vez em 150 anos!

13 Jan, 2022
Coruja gigante é vista pela primeira vez em 150 anos!

Conhecida como Coruja-águia de Shelley, essa espécie está entre as maiores corujas do mundo! Bico amarelo, olhos pretos e, claro, seu grande comprimento, que pode chegar a até 61 centímetros!

Os últimos registros foram feitos, originalmente, em 1872 por Richard Bowdler Sharpe, curador da coleção de pássaros do Museu de História Natural de Londres.

Essas aves foram avistadas, em vida livre, poucas vezes. As fotos que existem, foram tiradas em um zoológico na Bélgica, em 1975, onde havia um exemplar.

Ilustração de Keulemans, 1875.

De origem africana, a Coruja-águia de Shelley, considerada vulnerável a extinção, foi avistada por pesquisadores britânicos no dia 16 de outubro de 2021, após 150 anos sem nenhum registro em vida livre.

A equipe de pesquisadores, liderada por Joseph Tobias, avistou a ave, durante o dia, na floresta de Atewa, em Gana: “era tão grande que, a princípio, pensamos que fosse uma águia. Felizmente, ela se empoleirou em um galho baixo e, quando erguemos nossos binóculos, nosso queixo caiu. Não há nenhuma outra coruja nas florestas tropicais da África, tão grande”, detalha Joseph.

Essa, sem dúvida, foi uma descoberta muito importante e surpreendente para os pesquisadores, pois trazem a oportunidade de novos estudos sobre essa ave espetacular, afinal, apenas 20 exemplares desta espécie foram estudados em vida livre, portanto pouco se sabe sobre ela.

E existem somente alguns exemplares em cativeiro ao redor do mundo. Seu habitat natural está sendo destruído pela extração ilegal de madeira e mineração de rocha bauxita. Alguns grupos ambientalistas lutam para preservar esse habitat e oficializar o local como parque nacional.

A natureza sempre nos surpreende e nos mostra o quanto ela pode renascer. Mas caberá somente a nós a responsabilidade de RESPEITAR e PRESERVAR!