========== MAIN ========== -->

Conheça algumas espécies de Araçaris existentes no Brasil

20 Jan, 2022
Conheça algumas espécies de Araçaris existentes no Brasil

Nós já contamos para vocês um pouco sobre as espécies de Tucanos existentes em nosso país, e hoje nós iremos falar sobre os Araçaris.

Os Araçaris fazem parte da família dos Tucanos, os Ranfastídeos, porém são aves de médio porte, com comprimento variando entre 34 a 45 centímetros. São aves muito coloridas, quer na plumagem, em tons de verde, amarelo e vermelho, quer no bico grande e forte que apresenta padrões e cores bem diferentes, dependendo de cada espécie.

Diferentemente dos Tucanos, algumas espécies de Araçaris apresentam dimorfismo sexual bem pronunciado, ou seja, conseguimos saber quem são os machos e quem são as fêmeas por suas características externas.

Os Araçaris habitam zonas de vegetação densa, preferindo as faixas mais altas da floresta. São onívoros, como seus primos maiores, com alimentação à base de insetos, pequenos invertebrados e frutas. Entretanto se alimentam também de pequenas aves e ovos.

Confira abaixo 5 espécies de Araçaris encontradas no Brasil:

Araçari-castanho:

O Araçari-castanho possui o peito amarelo, com uma faixa vermelha. Essa espécie mede, em média, 43 centímetros. O macho desta espécie é maior e tem o bico mais longo que o da fêmea. Apesar de possuir um bico forte e grande, ele é muito delicado e trabalha com destreza até com pequenos frutos, seu principal alimento. O araçari-castanho também come insetos e filhotes de outros pássaros, além de ovos.

Uma curiosidade sobre ele refere-se a seus banhos, feitos em bromélias, no alto das árvores. É hoje a espécie mais conhecida entre os araçaris do Brasil central e ociental

Araçari-de-pescoço-vermelho:

O Araçari-de-pescoço-vermelho é bastante colorido, possuindo as asas, a cauda e parte do dorso verdes. Essa espécie mede de 32 a 38 centímetros, sendo a fêmea menor do que o macho. Além de apresentar o bico menor e uma pequena diferença na coloração da cabeça e garganta.

Se alimenta de frutos com cascas difíceis de abrir, espalhando as sementes pela floresta quando defecam. Para se equilibrar verticalmente nas árvores, utiliza a cauda, cujas penas, de pontas eriçadas, lhe garantem equilíbrio.

Araçari-bico-de-marfim:

O Araçari-bico-de-marfim possui, como o próprio nome diz, um bico na cor marfim, com o serrilhado delineado pela cor castanha avermelhada. Essa espécie mede de 36 a 40 centímetros, com a fêmea sendo menor do que o macho.

Alimenta-se de frutos de costela-de-adão, embaúba, orquídeas, mamão, entre outros. Também já foram observados indivíduos capturando insetos no ar.

Uma curiosidade é que em vida livre, o macho oferece comida para a fêmea para cortejá-la durante o período reprodutivo.

Araçari-mulato:

O Araçari-mulato apresenta penas negras e brilhantes, modificadas no alto da cabeça, que lembram um cabelo encaracolado. Essa espécie mede de 40 a 46 centímetros. Nesta espécie, o bico é relativamente curto e a cauda longa. Alimenta-se de frutos de palmeiras e de outras árvores altas. Os preferidos são os palmitos juçara e açaí, bacabas, figueiras, goiabas e araçás, becuínas e ucuúbas, mandioqueiras e carurus. Alimenta-se também de insetos, filhotes e ovos de outras aves.

É considerado por alguns especialistas, o mais bonito representante da família dos tucanos e araçaris.

Araçari-poca:

O Araçari-poca apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Mede cerca de 33 centímetros.

Alimenta-se principalmente de frutos, como os da embaúba, coquinhos de palmeiras, goiaba e figo. Cospe os caroços, sendo importante agente dispersor de sementes pelas florestas. Come também brotos e insetos, além de filhotes de outras aves.

Gente que mora na mata costuma dizer que, quando os araçaris-poca estão vocalizando, é sinal de que o tempo vai mudar.