========== MAIN ========== -->

Você já ouviu falar nos ossos pneumáticos e sacos aéreos das aves

24 Mar, 2022
Você já ouviu falar nos ossos pneumáticos e sacos aéreos das aves

Você sabe quais são as características anatômicas que possibilitam o voo das aves?

Se sim, já está apto para juntar-se a revoada!

Se não, nunca é tarde para aprender. Vamos lá?

As aves possuem ossos resistentes, mas que ao mesmo tempo são muito leves. Estes ossos possuem paredes finas e são ocos, capazes de armazenar ar em seu interior. Eles são chamados de ossos pneumáticos, e fazem com que as aves fiquem mais “leves” para levantar o voo.

Esses ossos pneumáticos estão ligados ao sistema respiratório, que é composto pela traqueia, os pulmões, os brônquios e os sacos aéreos. Os pulmões, responsáveis pelas trocas gasosas, se comunicam com os sacos aéreos por meio de pequenos orifícios que permitem a passagem de ar.

Os sacos aéreos, por sua vez, têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração. Esse auxílio garante à ave um fluxo constante de ar rico em oxigênio, além de diminuir o peso da ave, possibilitando o voo. 

Além dos sacos aéreos, na região torácica encontramos a quilha, um osso bem desenvolvido, onde se fixam os grandes músculos que movem as asas, viabilizando o bater das asas para que o voo, de fato, aconteça!

Toda essa dinâmica funciona tanto para aves terrestres como para aves que mergulham, como é o caso dos pinguins! É incrível, não é mesmo?

A conquista do voo é uma adaptação evolutiva fantástica! Muitas mudanças físicas ao longo do processo de evolução fizeram com as aves pudessem conquistar esse modo de vida, tais como o aparecimento de penas, evolução de membros anteriores que formam as asas, excreção nitrogenada para economizar agua, perda da bexiga urinária para alivio do peso, endotermia, separação da circulação venosa e arterial, sacos aéreos, corpo aerodinâmico, entre outros.

A curiosidade é que algumas aves, como o avestruz, o emu, o casuar, a ema e o quiuí, não voam. Elas não possuem o osso da quilha e sua musculatura nessa região não é bem desenvolvida.

Existem diversas linhas de estudo referente a evolução das aves, mas muitos acadêmicos acreditam que elas se originaram dos dinossauros, mas isso será um assunto para outro blog ;)