========== MAIN ========== -->

Conheça a importância das penas para as aves

20 Apr, 2022
Conheça a importância das penas para as aves

As penas são características exclusivas das Aves.

Mas, o que as tornam tão importantes para a vida desses seres voadores?

As penas são estruturas de queratina encontradas na pele das Aves, sendo leves e macias, mas também renováveis e resistentes.

Elas são responsáveis, primeiramente, pela manutenção da temperatura corporal, mas também são fundamentais para o voo, são importantes na atração/identificação de parceiros durante o período reprodutivo e também contribuem para camuflagem das aves no ambiente.

Sem contar que as penas as mantêm secas, mesmo embaixo de chuva, e ajudam na flutuação das Aves aquáticas, pois sua estrutura é impermeável, capaz de repelir a água. Isto acontece devido à presença do óleo/cera produzido pela Glândula Uropigiana, presente embaixo da cauda da maioria das espécies de Aves, e espalhada por elas em suas penas. Ao cumprirem suas funções biológicas, as penas das Aves se desgastam e caem, cedendo lugar para que novas penas nasçam e reiniciem esse ciclo durante toda sua vida.

E, para quem acha isto estranho, trata-se de um processo super natural: assim como o nascimento e queda dos cabelos e pelos em nós, seres humanos, e em todos os outros mamíferos!

A muda de penas das Aves ocorre anualmente para a maioria das espécies, mas pode ser vista também duas vezes ao ano, ou até mais, dependendo da espécie, temperatura ambiente, alimentação, migração, episódio de stress ou alguma doença.

O crescimento da primeira “leva de penas” acontece quando o filhote ainda está no ninho e é imprescindível para sua sobrevivência. Ele precisa que elas se desenvolvam no tempo certo, para que possa deixar o ninho e ganhar o céu de forma rápida, ficando menos suscetível à predação.

Grande parte das Aves realiza a primeira troca das penas pouco tempo depois de saírem do ninho, uma vez que elas ainda não estão tão bem formadas quanto as de uma ave na idade adulta.

Após esse evento, a muda de penas é realizada todos os anos, geralmente depois do período reprodutivo. Assim, elas estão sempre prontas para enfrentar o inverno e para a temporada reprodutiva seguinte.

Outro fato curioso é que a muda de penas ocorre de forma bastante gradual e leva algumas semanas até ser finalizada, mas em momento algum a Ave fica completamente “despenada”. Perfeito, não é mesmo?

Então, quando verem uma ou mais penas no ar ou pelo chão, podem acreditar que elas têm bastante história para contar!

Para finalizar, vale a pena destacarmos que se a sua Ave apresentar falhas após a troca das penas ou se estas tiverem uma aparência diferente do normal (quebradiças, por exemplo), é importante visitar um veterinário especializado para checar o que tem de errado com ela, ok?!