========== MAIN ========== -->

A diferença está nos detalhes

02 Jun, 2022
A diferença está nos detalhes

Algumas espécies de aves apresentam características visuais bastante evidentes que permitem fazermos a distinção entre machos e fêmeas. À estas diferenças, damos o nome de dimorfismo sexual.

Porém, em muitas outras espécies, tanto machos quanto fêmeas são visualmente idênticos. Para as espécies que não possuem dimorfismo sexual, existem alguns métodos para descobrir se uma ave é fêmea ou macho.

Vamos citar três métodos!

Número 1: Por meio da observação. Você sabia que, para os amantes de aves, como é o nosso caso, que se atentam aos detalhes e são encantados com sua infinidade de características, que vão desde pequenas diferenças de tamanho, tonalidade das penas e até mesmo pelo comportamento, é possível indicar qual é o sexo de uma ave?

Na nossa opinião, este é o método mais legal, pois através da observação podemos aprender muito sobre os nossos companheiros! Porém, nem sempre esta é uma tarefa fácil, e também não é um método muito preciso.

Número 2: Por laparoscopia, que é uma pequena cirurgia feita por um médico veterinário, através de uma pequena incisão no abdômen da ave. Com auxílio de uma câmera ocorre a identificação dos órgãos reprodutores (testículos ou ovários). Porém este não é um procedimento simples de ser realizado, especialmente em aves de tamanho muito pequeno.

Número 3: Através da análise do material genético em laboratório. Utiliza-se penas, unhas, pedaços da casca de ovo ou amostras de sangue, para realizar a sexagem da ave pelo exame de DNA. Por ser uma técnica rápida, segura, relativamente barata e bastante confiável, hoje é o método mais popular para identificação do sexo das aves. Agora, para as espécies onde machos e fêmeas são visualmente diferentes, com um pouco de atenção, fica fácil descobrir.

Veja abaixo algumas espécies de fácil identificação!

O Periquito Australiano macho possui a narina azulada, enquanto a fêmea tem essa região marrom na época reprodutiva, e fora dela, fica branca.

O machos adulto de Ringneck possui uma faixa de penas escuras em forma de um colar preto ao redor do pescoço, diferentemente da fêmea, que tem o pescoço “liso” (sem marcação).

Aqui no Brasil, o Cuiú-Cuiú macho tem a parte superior da cabeça avermelhada, enquanto na fêmea essa região é levemente azulada. Já o Sabiá-Cica macho possui o abdômen verde azulado e a fêmea é completamente verde.

Mas há casos ainda mais excepcionais, principalmente com algumas espécies de aves asiáticas, como o Papagaio Eclectus: o macho é verde e a fêmea vermelha e azul! Eles são tão diferentes que por muitos anos pensava-se que eram espécies distintas.

Os beija-flores machos têm a coloração brilhante, em oposição às fêmeas, que apresentam cores mais discretas e opacas.

Em alguns passeriformes, como Azulões, Bicudos, Coleiros e Curiós, os machos são mais vistosos e coloridos que as fêmeas, que geralmente possuem coloração amarronzada.

Mas vocês fazem ideia da razão?

Os machos precisam chamar a atenção das fêmeas, enquanto elas precisam ficar mais camufladas quando estão nos ninhos.

Em outros passeriformes, como Trinca-Ferros e Sabiás-Laranjeiras, machos e fêmeas são praticamente idênticos! Só que nestas espécies os machos costumam cantar bastante, especialmente no período reprodutivo.

Já os tucanos são tão iguais, que parecem até parentes, rs!

Enquanto isso, os pavões, não deixam a gente se enganar sobre quem é quem, não é mesmo?

O macho é tão bonito e exuberante! E adora se exibir para a fêmea.

E a natureza tem muitos outros exemplos de como machos e fêmeas se parecem ou diferem entre si, podendo até ser assunto para um próximo Blog! ;)