========== MAIN ========== -->

Os tipos de bico das Aves e suas mil e uma “utilidades”!

11 Aug, 2022
Os tipos de bico das Aves e suas mil e uma “utilidades”!

Pra quem acha que as Aves mordem ou que seus bicos são todos iguais, saibam:

As Aves não mordem, elas bicam rs... E apenas se estiverem em situação de perigo, é lógico...

Sobre os diferentes formatos existentes, vamos conversar no Blog de hoje.

Diferente de nós, meros mamíferos, as Aves possuem belos bicos!

Elas também não possuem dentes, sendo seu aparelho digestivo adaptado de acordo com seu tipo de alimentação.

Seus bicos são estruturas ósseas revestidas de queratina, que saem da parte frontal do crânio e são responsáveis por viabilizar seu contato com o ambiente externo. O bico auxilia na seleção e apreensão dos alimentos, assim como na coleta do material e confecção dos ninhos.

As Aves encontram uma infinidade de itens alimentares disponíveis na natureza. Enquanto algumas comem frutos, outras se alimentam de folhas, flores, sementes, insetos, peixes, moluscos e até de outros animais (vivos ou mortos).

O formato do bico é associado à estratégia alimentar da espécie em questão. E cada um deles possui uma função.

Descubra mais junto com a gente!

Os flamingos se alimentam de moluscos e outros pequenos crustáceos, capturando-os na água. Eles precisam “filtrar” seu alimento da água e dos sais que vêm junto, assim seu bico é adaptado para essa função: funciona como uma peneira.

Palmas para eles, não é mesmo?!

Aves que se alimentam de insetos, como os Pica-paus possuem bicos finos e alongados, que auxiliam na exploração das cavidades, possibilitando o alcance a locais mais profundos.

As Aves de Rapina (Águias, Corujas, Falcões e Gaviões) utilizam as garras para capturar suas presas e o seu bico é pontiagudo, para abocanhar seu alimento e dilacerar a carne!

Já o bico e a língua dos Beija-flores são finos e compridos, o que permite a eles alcançar o precioso néctar no interior das flores! Até na hora da alimentação, eles são delicados e elegantes...

Outro grupo que temos são o das Aves onívoras, que ingerem vários tipos de alimentos, de modo que seu bico é longo e reto. Um claro exemplo são os Bem-te-vis.

As Aves granívoras, como a maioria das espécies de Passeriformes brasileiros, apresentam um bico curto, com a base mais grossa, que facilita a quebra das sementes e dos grãos.

Algumas Aves marinhas são verdadeiras pescadoras! Elas capturam suas presas com o bico aberto, armazenando-as num bolsão na parte inferior do bico, que é maior que a parte de cima. Um exemplo são os barulhentos Pelicanos.

Por último, mas não menos importantes, temos os Tucanos e Araçaris, como exemplos de Aves que têm o bico com um formato bem peculiar. Ele é comprido e serve para apreender os alimentos dentro de ninhos e cavidades, possibilitando o acesso a frutos de difícil acesso, como na copa das árvores. Além disso, auxiliam na corte durante a reprodução e na intimidação de rivais ou predadores, pois seu bico serrilhado se assemelha a dentes afiados.

Temos também a questão dos filhotes no ninho, que precisam chamar a atenção dos pais com o máximo de recursos possíveis, pois sua sobrevivência depende disso!

Algumas espécies de Passeriformes, como os filhotes dos Diamantes-de-gould (Erythrura gouldiae), possuem detalhes fluorescentes nas bordas laterais do bico, o que facilita o processo de regurgitação do alimento pelos pais dentro das cavidades escuras, onde eles costumam construir seus ninhos.

Já os filhotes de Periquitos-hooded (Psephotus dissimilis), uma espécie de Psitacídeo australiano, têm a coloração do bico alaranjada, o que facilita a visualização pelos pais. Lembrando que as Aves enxergam as cores com maior intensidade que nós, meros humanos! Rs.

E existe mais uma grande diversidade de bicos por aí, cada um especializado e adaptado ao modo de vida e alimentação de cada espécie! Apostamos que depois de ler nosso Blog, vocês ficarão mais atentos e aptos a identificar a alimentação de cada Ave!