========== MAIN ========== -->

Mais de 200 Jacutingas (Aburria jacutinga) foram reintroduzidas na natureza nos últimos anos.

02 Feb, 2023
Mais de 200 Jacutingas (Aburria jacutinga) foram reintroduzidas na natureza nos últimos anos.

Considerada uma das principais Aves dispersoras de sementes do palmito-juçara, também em risco de extinção, a Jacutinga (Aburria jacutinga) é uma espécie de Ave da Mata Atlântica que pertence à família dos Cracídeos, a mesma família dos Mutuns e Jacus, considerados parentes distantes dos faisões e perdizes europeias e asiáticas.

A Jacutinga é capaz de se alimentar de mais de 40 espécies diferentes de frutos da Mata Atlântica, colaborando na dispersão das sementes, na manutenção das florestas e dos sistemas hídricos. Por este motivo, são conhecidas como "jardineiras da Mata Atlântica".

Durante o período de reprodução, a Jacutinga coloca de 3 a 4 ovos em árvores bem altas e escondidas, para manter os ninhos protegidos. O tempo de incubação é de aproximadamente 28 dias. Após o nascimento, os filhotes permanecem com os pais entre oito a dez meses. Após esse período, os pais expulsam os filhotes e iniciam um novo período reprodutivo.

O desmatamento da Mata Atlântica, a degradação e a perda de habitat no bioma, além da caça ilegal, são ameaças constantes a essas Aves. Mesmo em reservas protegidas por lei, elas são alvo de criminosos.

Hoje, existem diversos projetos para a criação e soltura dessa Ave na natureza, pois ela vem sumindo de seu habitat e é considerada extinta em muitos locais onde costumava ocorrer, como nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. Em Itatiaia/RJ, foi vista pela última vez em 1978, e na Serra dos Órgãos (RJ), em 1980.

A espécie faz parte do PAN - Plano de Ação Nacional das Aves da Mata Atlântica e consta na lista de 25 espécies prioritárias para conservação, definidas no Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2018 entre a AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente.

Sendo assim, é fundamental a existência de criadouros legalizados, zoológicos, instituições de pesquisa científica e aquários que, através de muito esforço, dedicação e paixão, contribuem imensamente para o trabalho de conservação ex situ de espécies ameaçadas.

Estas instituições frequentemente trabalham de forma integrada. Dentre elas, temos o Projeto Jacutinga: uma parceria entre a Associação para Conservação das Aves do Brasil - @SAVEBrasil e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Outra notícia boa é que, há mais de duas décadas, no ano 2000, três criadouros de Aves, CRAX – Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre (Minas Gerais), Guaratuba (Paraná) e Tropicus (Rio de Janeiro), assinaram um acordo de cooperação técnica para trabalharem em conjunto para reintroduzir as Jacutingas em áreas da Mata Atlântica, onde a espécie foi praticamente extinta no passado.

Após muito trabalho e dedicação desses criadores nos últimos 22 anos, a cooperação técnica tem sido uma história de sucesso para os projetos de conservação no nosso país.

A primeira soltura realizada por eles ocorreu em 2003, na Fazenda Macedônia, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada no município de Ipaba/MG, onde 220 Jacutingas já foram soltas até então, sempre em áreas protegidas. Elas também foram reintroduzidas em reservas do Rio de Janeiro e Paraná.

No Paraná, 30 delas foram levadas para o Parque Ecológico Klabin, em Telêmaco Borba/PR, onde já habitavam 10 Jacutingas. O local é composto, em sua maioria, por floresta nativa, e há anos que não se avistava uma Jacutinga naquela região.

O melhor ainda é que já derivaram das solturas, 55 filhotes dessas lindas Aves! Os criadores comemoram essa conquista e ressaltam: “A Jacutinga é uma Ave símbolo de resistência que ainda habita a Mata Atlântica e muito ajuda a natureza”.

Roberto Azeredo, um dos nomes mais importantes no Brasil, quando se trata da reprodução ex situ com fins de soltura, é um dos criadores participantes do projeto e revela: “O objetivo da equipe é ampliar a criação do que chamamos de ilhas de bancos genéticos da espécie, em toda a área de ocorrência original da Jacutinga”.

Os esforços são contínuos, para que muitas outras espécies possam ser preservadas e mantidas na natureza, com o objetivo real de evitar a extinção.

Por isso, todo trabalho sério de criação legalizada de Aves merece nosso apoio, para que mais feitos como esse possam acontecer.