========== MAIN ========== -->

Espécies de Papagaios: Conheça cada uma delas!

25 May, 2023
Espécies de Papagaios: Conheça cada uma delas!

Os Papagaios pertencem à ordem dos Psittaciformes e à família Psittacidae, popularmente conhecida como Psitacídeos.

No Brasil, nós temos 12 espécies de Papagaios pertencentes ao gênero Amazona. Embora alguns sejam muito parecidos, cada um apresenta caraterísticas e personalidades diferentes. Será que você conhece todas essas espécies? Nesse artigo, nós iremos mostrar e contar um pouco sobre cada uma delas.

O 1º da lista, é nada mais, nada menos, que nosso conhecido Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).

Nessa espécie, a cor predominante é o verde. Ao redor dos olhos, as penas são amarelas e acima do bico, as penas são azuis. O bico é todo preto e nas asas, há detalhes em vermelho e azul.

O Papagaio-verdadeiro possui uma personalidade única. Em ambiente doméstico, costuma ser sociável e brincalhão. Aprende muitos truques e imita falas e músicas de modo fiel. Porém podem ser territoriais e ciumentos, principalmente com quem escolhem para ser seu dono. De modo geral, se for cuidado por muitas pessoas, ele provavelmente fará de todos um membro de seu bando.

A expectativa de vida de um Papagaio-verdadeiro é de até 80 anos em ambiente doméstico. Em vida livre, eles sofrem as ações de predadores naturais, do desmatamento e do tráfico de animais (sendo esse último, o mais devastador), reduzindo assim sua expectativa de vida. Essa espécie não está em risco de extinção.

O 2º verdinho de nossa lista é o Papagaio-da-várzea (Amazona festiva).

Esse papagaio também possui as cores verdes como predominantes. Acima do bico, podemos ver uma mancha vermelha escura e, atrás dos olhos, uma mancha azul.

Ele também é conhecido como Papa-cacau, pois sua fruta preferida é o cacau.

Em vida livre, possui uma comunicação única, sendo considerado o ‘ser humano’ das aves, devido à sua inteligência e percepção, que é maior do que de outras aves. Em ambiente doméstico, são leais e ótimas companhias. O papagaio-da-várzea também imita com fidelidade os sons produzidos por seres humanos.

A expectativa de vida do Papagaio-da-várzea é de 50 anos, e ele não está na lista das aves em risco de extinção.

O 3º verdinho de nossa lista é o Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).

Esse papagaio possui mistura de cores em suas lindas penas. O detalhe mais chamativo é seu peito com penas roxas, que faz jus ao seu nome. No pescoço, as penas são mais longas, parecendo um colar. Na testa, no bico e nas asas ele possui manchas vermelhas.

Esta é uma espécie que adora pinhões, assim como alguns irmãos de penas que eles possuem, que falaremos mais adiante.

Eles são muito ativos e gostam de barulho, mas durante sua alimentação, eles preferem o silêncio e um ambiente calmo e tranquilo. Também vocalizam muito bem, assim como os demais da mesma família, e são dotados de grande inteligência.

Possui uma expectativa de vida, em ambiente doméstico, de até 30 anos. São aves vulneráveis, pois são lentas, o que os torna alvo fácil de predadores. Sem contar que muitos filhotes não sobrevivem até a maturidade. Antes eles eram vistos em grandes bandos, mas nos dias atuais é muito comum vê-los sozinhos ou com poucos da mesma espécie. Também sofrem com o tráfico, e por isso estão em perigo de extinção.

O 4º da nossa lista é o Papagaio-charão (Amazona pretrei).

O Papagaio-charão tem as penas verdes, mas sua cabeça é coberta por penas vermelhas, assim como ao redor dos olhos. Esses detalhes vermelhos também podem aparecer em suas asas.

Eles adoram o pinhão! Todos os anos, migram do Rio Grande do Sul com destino à Santa Catarina, especialmente para a cidade de Urupema, onde há muitas araucárias, produtoras dos pinhões.

Assim como os demais papagaios, o Papagaio-charão é uma ave muito inteligente, que, se ensinado, aprende truques e comandos. Sem contar que, assim como os demais, aprende a repetir diferentes palavras.

Possui uma expectativa de vida de até 80 anos. A diminuição dessa espécie está atrelada ao tráfico de animais e à redução das araucárias, praticada pela atividade madeireira. O Papagaio-charão é classificado como vulnerável à extinção.

O 5º verdinho da nossa lista é o Papagaio-do-mangue ou Curica (Amazona amazonica).

O Papagaio-do-mangue costuma ser confundido com o Papagaio-verdadeiro, devido às suas cores. Porém, se prestarmos atenção, há diferença entre eles. Suas penas são amarelas e azuis, principalmente na região da cabeça e o tom das cores são diferentes do Papagaio-verdadeiro.

Embora os Psitacídeos no geral tenham a capacidade de imitar falas, o Papagaio-do-mangue não é uma espécie falante, mas aprende a assobiar com facilidade.

Também possui uma expectativa de vida grande, em torno dos 60 anos, em ambiente doméstico, quando bem cuidado. Como todos os demais, em vida livre, a expectativa de vida pode diminuir devido aos predadores naturais, ao desmatamento e ao tráfico de animais. Mas, para a alegria de todos, essa espécie está bem e não se enquadra em nenhuma classificação de risco de extinção.

O 6º da nossa lista é o Papagaio-diadema (Amazona autumnalis).

O Papagaio-diadema, assim como os demais, tem predominância da cor verde. Mas ele tem um diferencial muito bonito que são as cores de sua face. É uma mistura de manchas azuis, amarelas, laranjas e vermelhas.

O Papagaio-diadema cria laços afetivos de forma rápida com seus criadores. Quem escolhe a pessoa favorita sempre é ele, então, nem sempre o dono será seu humano favorito. Podemos dizer que eles são aves de uma pessoa só. Além disso são falantes, cantam muito, mas são sensíveis a barulhos. Isso pode fazê-los gritarem bastante, o que é normal para eles.

O Papagaio-diadema também possui uma expectativa de vida bem longa, em torno de 80 anos. Essa espécie também não se enquadra em nenhuma classificação de risco de extinção.

O 7º verdinho da nossa lista é o Papagaio-de-bochecha-azul (Amazona dufresniana).

Como o nome já diz, essa espécie possui a bochecha azul e um tom laranja na testa. O restante do corpo é verde. Quando ele abre as asas, é bem visível as cores laranja e amarelo que ele possui nessa região. A base do seu bico tem um tom vermelho bem claro.

Infelizmente, pouco se sabe sobre essa espécie.

O comércio ilegal e a perda de seu habitat natural tem sido um fator que reduziu de modo significativo a população deste papagaio, dificultando assim obter mais informações sobre ele. Embora ele enfrente essas condições, a espécie não é classificada como em risco de extinção.

O 8º verdinho da nossa lista é o Papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala).

Essa espécie também é verde e possui uma mancha amarela em sua cabeça. Os olhos são bem escuros, com a íris laranja, com pequenas manchas em sua volta. Seu bico é cinza escuro. Alguns deles possuem pequenas manchas vermelhas pelo corpo e cauda.

É considerado uma ave dócil e tranquila, inteligente, com grande percepção e muito curiosa. Aprendem a reproduzir os sons do ambiente, como falas humanas e músicas, e adoram brincar.

O Papagaio-campeiro possui uma expectativa de vida que varia entre 50 a 80 anos, e essa espécie não se enquadra em nenhuma classificação de risco de extinção.

O 9º verdinho da nossa lista é o Papagaio-moleiro (Amazona farinosa).

O Papagaio-moleiro é considerado o maior do gênero, medindo cerca de 40cm de comprimento. Suas penas são todas verdes, coberta por um véu (pó) branco bem fino que começa no pescoço e termina próximo à cauda. Em termos técnicos, esse véu, que se assemelha a uma farinha peneirada, é o que dá o nome científico à esta ave, Amazona farinosa. Seu bico é branco e a cauda possui a cor verde-clara na ponta.

O Papagaio-moleiro é um dos símbolos do Brasil. Ele chama a atenção pela sua agilidade e inteligência.

Sua expectativa de vida, em ambiente doméstico, é de 70 anos e essa espécie não se enquadra em nenhuma classificação de risco de extinção.

O 10º verdinho da nossa lista é o Papagaio-dos-garbes (Amazona kawalli).

Essa espécie já foi confundida com o Papagaio-moleiro, porém em 1989 ele foi descrito oficialmente como Papagaio-dos-garbes. Sua plumagem é bem verde com tons azulados em sua nuca e dorso. As extremidades das asas são amarelas que se estende até a ponta de sua cauda. Eles possuem um anel cinza ao redor dos olhos e a íris vermelha. A pele, ao redor do bico, é branca: um detalhe que o diferencia das demais espécies.

Sobre sua personalidade, não há muitos registros, mas tudo indica que, assim como os demais, é uma ave de muita inteligência, que aprende a reproduzir os sons do ambiente em que vive.

Sua expectativa de vida, em ambiente doméstico e quando bem cuidado, chega aos 80 anos. Felizmente, essa linda espécie não está em risco de extinção.

O 11º verdinho da nossa lista é o Papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha).

Esse Papagaio é bem colorido e muito belo. Embora sua plumagem seja, em sua maioria, verde, eles possuem penas azuis, vermelhas, amarelas e laranjas. Boa parte dessas cores ficam na região da cabeça e do pescoço. O topo da cabeça é vermelho, que muda na nuca, onde um tom marrom assume o lugar. Ao redor do bico e próximo aos olhos, as penas são amarelas e laranjas. E ao redor dos olhos e bochechas, as penas são azuis. A base do bico é levemente avermelhada, e cinza ou preto na ponta. Já seus olhos são marrom-alaranjados.

Por sua beleza, o Papagaio-chauá é uma espécie muito explorada. Em ambiente doméstico, ele pode viver até 45 anos. Infelizmente é uma espécie ameaçada de extinção.

O 12º verdinho da nossa lista é o Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis).

Essa espécie é um espetáculo à parte. Multicolorido, o Papagaio-da-cara-roxa tem penas roxas na cabeça e no pescoço. Além disso, possui algumas penas vermelhas acima do bico. A cauda é toda colorida de verde, amarelo e vermelho.

Eles vivem aproximadamente 35 anos e são uma espécie em risco de extinção. O Papagaio-de-cara-roxa tem uma peculiaridade: ele cria sempre no mesmo local (ninho). Isso acaba sendo ruim, pois ele se torna alvo fácil do comércio ilegal. Além do que, se a árvore for derrubada, ele não fará mais posturas.

Agora que você conheceu um pouquinho dos nossos queridos Amazonas, saiba que eles são tão queridos por todos que até ganharam uma data comemorativa em sua homenagem: 31 de maio é considerado o Dia Mundial dos Papagaios!