========== MAIN ========== -->

Começou a esfriar: confira alguns cuidados com a sua ave no frio

15 Apr, 2021
Começou a esfriar: confira alguns cuidados com a sua ave no frio

Você já sabe como proteger sua ave do frio?

Estamos no Outono e nesta estação, as variações de temperatura entre o começo do dia e as tardes são sempre bem acentuadas.

Fatores como o vento, mudanças bruscas de temperatura ou umidade diminuem a temperatura corporal da ave e podem acabar trazendo doenças, especialmente respiratórias. Calopsitas, periquitos e canários são exemplos de aves que costumam ser mais sensíveis nessa época.

Apesar das aves conseguirem controlar a própria temperatura, como nós fazemos, e suas penas servirem como proteção em caso de temperaturas mais baixas, existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que sua ave continue quentinha, saudável e segura durante esse período.

Vamos juntos?

O primeiro passo é ter certeza de que ela não está em um local com corrente de ar, uma vez que toda ave é sensível a isso. Para tanto, deixe a gaiola dentro de casa, de preferência em algum lugar exposto à luz do sol durante as manhãs. É recomendado que você procure deixá-la afastada da cozinha para evitar a proximidade com todos os cheiros e produtos do ambiente e, especialmente, do fogão.

Lembre-se que tomar um banho de sol por pelo menos 15 minutos diários é extremamente importante para sintetizar a vitamina D, essencial para o metabolismo de cálcio da ave.

Além disso, existem capas específicas para proteger a gaiola, uma excelente opção para o caso de aves que estão sempre em viveiros.

Fique atento ao comportamento de sua ave para garantir que nada esteja fora do normal em sua saúde. Os sinais mais comuns em casos de doenças respiratórias são:

perda de apetite;

apatia;

penas arrepiadas por muito tempo;

espirros;

secreção nasal ou ocular;

sons anormais na respiração;

ave no fundo da gaiola.

Em caso de suspeita, não hesite em procurar um veterinário especialista em aves para que ele possa examiná-la e ter certeza de não existe nenhum tipo de risco.