========== MAIN ========== -->

Como saber se a minha ave está feliz e saudável?

29 Apr, 2021
Como saber se a minha ave está feliz e saudável?

Você já parou para analisar a linguagem corporal da sua ave? Esse pode ser um bom exercício para verificar se ela está de bom humor e, acima de tudo, saudável.

Fatores como alterações nas fezes, na plumagem, no apetite ou em seu comportamento são alguns dos sinais mais comuns que podem indicar que sua ave não está bem.

Aves saudáveis costumam ter penas com uma coloração mais viva e a postura mais ereta. Quando estão em suas gaiolas ou viveiros, repare que elas costumam preferir ficar nos poleiros mais altos.

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

Se notar que sua ave está mais afastada em um canto da gaiola do que de costume ou no fundo da gaiola, por exemplo, pode ser que ela não esteja muito bem. Então, o recomendável é sempre ficar de olho no seu comportamento.

É importante que você fique atento também aos sinais negativos que podem representar dor ou uma possível doença. Alguns deles são:

Penas eriçadas;

Postura mais arqueada;

Desconforto no ambiente;

Falta de apetite ou sede, ou o excesso deles;

Apatia;

Sonolência;

Diminuição da vocalização.

Assim como acontece conosco em caso de doenças, o ânimo da ave também diminui consideravelmente, fato que pode ser demonstrado quando ela estiver com a cabeça baixa, encolhida, com as penas sujas, bagunçadas ou, em casos mais graves, até mesmo arrancadas.

Conhecer bem o comportamento do seu pet é essencial para que qualquer mudança fique clara para você. Prevenir é sempre melhor do que remediar, certo?

Ofereça sempre uma alimentação específica e de alta qualidade, e as melhores condições higiênicas possíveis. Um ambiente seguro e limpo, junto com seu carinho, respeito e bastante interação, são as peças essenciais para garantir um desenvolvimento saudável e o bem-estar para sua ave.

Lembre-se de consultar seu veterinário de confiança em caso de qualquer suspeita e assim realizar o diagnóstico o mais rápido possível e encontrar a medida de tratamento adequada para cada caso.